quinta-feira, 26 de outubro de 2006

AMIGOS DO NOIVO

Nesta era digital, eu sou um dos que gostam de navegar para pesquisar, me informar e tirar dúvidas. Uma fonte inesgotável de dúvidas e questionamentos são as passagens bíblicas, que oferecem, além de sustento espiritual e conforto, muitas curiosidades e situações pitorescas e até mesmo exóticas... Parábolas, visões apocalípticas, ensinamentos e provérbios populares, comparações estranhas... rsrsrsrs... Enfim. Coisas para pensar.
.
Em uma das minhas andanças pela net, deparei-me com um site intitulado Amigos do Noivo, nome também de um ministério cristão. Aí eu pensei: "Que negócio é esse de Amigos do Noivo? Afinal, nós não somos a Noiva de Cristo?" Li a explicação e pude entender o que João Batista declara em João 3:29: "A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e o que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa." (NVI)
.
É que na época bíblica muitas vezes os noivos não se conheciam até a data de casamento, e para que o casamento fosse bem sucedido, o noivo enviava um amigo, e este amigo era encarregado de preparar o casamento e lidar com a noiva num período anterior ao casamento. Como? Falando sobre o noivo, apresentando-o, gerando na noiva "paixão" pelo noivo, levando em consideração que é difícil gostar de quem você não conhece... Assim, o “amigo do noivo” desempenhava um papel fundamental.
.
João Batista apresentou Jesus - o Noivo - ao povo de Israel daquela época: “Este é o Cordeiro de Deus...” (João 1:29). Ele agiu como amigo do noivo. De maneira alguma omitiu de servir, mesmo estando no deserto, mesmo sendo questionado e contra todo um sistema religioso. Portanto, ser amigo do Noivo é o papel de todo discípulo de Jesus. Assim como João Batista foi chamado para “preparar o caminho do Senhor" (Lucas 3:4) cremos que uma geração de “Amigos do Noivo” irá se levantar nesses dias para preparar o caminho da segunda vinda de Jesus. A partir do momento que ouvimos sua Palavra e fazemos Sua vontade, Jesus nos chama de amigos (João 15:15).
.
............Amigo de Deus
........................Letra e Música: Adhemar de Campos
.
..............Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus
..............Caminhar seguro na luz, desfrutar do Seu amor.
..............Ter a paz no coração, viver sempre em comunhão
..............E assim perceber a grandeza do Poder de
..............Jesus, meu bom Pastor.
.
Notemos que a Palavra de Deus nos adverte que "conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé." (Romanos 13:11) Cremos que este é um tempo de nos preparamos para a volta do Amado Noivo, de jejuarmos, pois está escrito: "Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o Noivo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o Noivo, e então jejuarão." (Mateus 9:15)
.
Na verdade andamos ao mesmo tempo entristecidos, porque o Noivo foi-nos tirado, e sabemos que Ele está nos preparando um Lugar (João 14:2), mas ao mesmo tempo nos alegramos, porque o Noivo conosco está, vivendo em nós, na Pessoa do Espírito Santo de Deus. Entretanto, uma das verdades bíblicas fundamentais da nossa Fé é que em breve Jesus irá retornar para resgatar a Sua Noiva de um período de intensa tribulação na Terra. A esperança do retorno de Cristo é um dos pilares do Evangelho pleno. Portanto, este é um Tempo de buscarmos a Sua presença, de clamarmos em alta voz, preparanto o Caminho e anunciando a Sua iminente chegada, como João Batista fez em sua época. Então, devemos a tempo e fora de tempo clamar: "Ora, Vem Senhor Jesus!!"