quinta-feira, 17 de maio de 2007

MINHAS VEREDAS...

"Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas." (Provérbios 3:5,6)
.
Esse versículo me saltou aos olhos quando da minha útima meditação diária da Palavra de Deus (que - confesso -, não tem sido tão diária assim, infelizmente, e tenho que reconhecer que tenho sido um pouco falho nessa área). Um versículo que vem a tratar exatamente do cerne da questão de como o homem necessita de uma força maior, de um Poder absoluto, criador e sustentador do Universo, para encontrar alguma segurança. Não. Mais do que isso, é de um Supremo Ser que ele necessita, ao Qual ele tenha a consciência de que um dia irá ter que prestar-Lhe contas.
.
Muitas religiões que hoje existem, tantas quanto as estrelas no Céu, um verdadeiro emaranhado de crenças que nem sempre coexistem harmoniosamente, uma Babel de múltiplas fés, estão aí para comprovar que para o pobre homem mortal, acreditar que existem só esta vida e as coisas visíveis pode ser a mais terrível sentença para um coração que sofre as penas da dura modus vivendi a que estão habituados. Ou seja, qualquer ser humano independentemente de sua religião (ou mesmo que não possua uma) carece da Glória de Deus (Romanos 3:23). Philip Yancey, em seu livro Rumores de outro Mundo: A realidade sobrenatural da fé afirma: "Como a pessoa ainda não conhece a Deus (ou mesmo que conheça) ela substitui Deus por alguma coisa. Deus criou no homem o desejo de adorar e, se o homem não adorá-lO, o homem vai acabar adorando um outro alguem, substituindo a adoração de Deus a um ídolo, um namorado ou qualquer outra coisa. Essa é a razão de haver pessoas na Índia adorando vacas e besouros. Eles estão substituindo, compensando o seu desejo de adorar na pessoa e no objeto errado. G. K. Chesterton disse que todo o homem que vai no bordel, está na verdade procurando por Deus".
.
Meu pai sempre gostou de uma citação de Vinicius de Moraes, mais do que verdadeira, que diz: "Neste momento todos os bares estão cheios de homens vazios." Vazios de Deus, vazios de uma vida que possa realmente ser chamada de vida, a vida abundante que Jesus disse que veio trazer ao mundo. (João 10:10)
.
Diante disto, é preciso buscar uma transformação baseada na confança nos méritos de Cristo, e ao mesmo tempo, na busca por uma simplicidade de caráter, que é o resultado de uma profunda reflexão. Refexão de quem nós somos, do que queremos ser e no que Deus quer que nos transformemos. Sim, porque tomos temos uma área em que necessitamos de uma transformação, e essa transformação só pode ser gerada em nós mediande a ação sobrenatural do Santo Espírito Consolador (II Coríntios 3:18), através de nossa total confiança e dependência dEle. "A santidade não é uma coisa complicada. Consiste numa imensa confiança em Deus.", afirma o escritor francês Léon Bloy. Concordo com ele.
.
Decidimos confiar do Senhor, não nos afirmarmos no nosso próprio conhecimento, antes na Sua eterna sabedoria; não na nossa própria força, mas no Seu eterno poder. E a promessa gloriosa é a de que, ao reconhecermos Sua soberania sobre as nossas vidas, Ele endireitará as nossas veredas. As minhas veredas.
.
O que Ele está fazendo / Passo a passo
(Musical - Experiência com Deus)
Tradução e adaptação: Eduardo Andrade
.
Não é o que eu farei por Jesus, mas o que Ele fará em mim
Não é o meu próprio poder, mas o Seu poder em mim
Não é o que Ele quer que eu faça, mas o que Ele quer que eu seja
Já me perguntei o que faria Jesus, e agora vou buscar
O que Ele está fazendo bem aqui onde estou
E quais são os planos do Seu coração.
Deus quer que eu faça parte e seja honesto ao perguntar
O que Ele está fazendo, e se eu vou ficar à parte.
.
Não são meus planos que Ele quer, pois Ele já traçou os Seus
Não é o que eu posso ofertar, pois tudo vem das Suas mãos
Se eu abrir mão das minhas idéias e deixá-lO dirigir
Não perguntarei o que faria Jesus, mas verei ao meu redor
O que Ele está fazendo bem aqui onde estou
E quais são os planos do Seu coração.
Deus quer que eu faça parte e seja honesto ao perguntar
O que Ele está fazendo, e se eu vou fazer,
se eu quero fazer parte.
.
Oh Deus, Tu és meu Deus, e sempre Te adorarei
Oh Deus, Tu és meu Deus, e sempre Te adorarei
Buscarei a Sua face, aprenderei a andar em Seus caminhos
E passo a passo sempre Te seguirei enquanto eu viver.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

O INVERNO VAI PASSAR...

Hoje foi um dia daqueles em que a gente fica meio desconectado com o mundo que está ao nosso redor, e porquê? Porque as tristezas e as frustrações do dia-a-dia, a vontade de ser o que nunca fui (ou não pude ser para as pessoas), uma vontade louca de ser aceito, compreendido, defendido pelos amigos, de ser uma pessoa melhor para este mundo... tudo isso gera dentro do meu coração um desejo ardente, uma ambição secreta, um sonho ininteligível (como o são quase todos os sonhos), algo que a gente sente, todo o mundo sente, até mesmo Deus já sentiu, mas é tão difícil definir em palavras humanas, mesmo em metáforas ou parábolas. Quando as pessoas nos traem, nos esquecem e não decepcionam... O que fazer? Mas... pior ainda é: e quando a gente mesmo não está se aceitando, se conhecendo bem, sabendo como agir diante das mais estranhas situações... Nem sendo verdadeiro com as pessoas ao redor, pelo menos não no que tange ao aspecto mais intrísceco da palavra "verdadeiro", que é a transparência e a honestidade, clareza no falar, sentir e pensar, e a respectiva consonância com o agir diário...
.
Uma sensação de que é preciso uma mudança radical e definitiva, nos meus hábitos e pensamentos, nas minhas ações e sentimentos, na minha maneira de viver. "Cristo", em mim,"é a esperança da Glória..." (Colossensses 1:27), então porque essa Glória não se manifesta aqui e agora? O anseio do meu ser se une ao de todos os mundos que foram criados: "Porque há ardente expectação das criaturas à espera da manifestação dos filhos de Deus." (Romanos 8:19)
.
Sou um filho, não sou um criado na presença do Pai. Sei que sou muito amado e me assento à Mesa como um príncipe na Casa de Abba. Um Pai querido e amoroso, que me recebe e me chama pelo meu nome todas as vezes em que eu desejo a Sua bondosa companhia, e Alguém que me cobre com Sua complacência e Seu doce desejo de perdoar... que me ensina a ser perdoador, através do Seu exemplo de perdão sem limites.
.
Uma palavra que define seu sentimento por nós: "Misericórdia", etimologicamente vem do verbo latino misereo: "ter pena, compaixão" + cor, "coração". Essa composição de duas palavras descreve um sentimento diferente do mero sentir dó, mas reforça o sentimento colocando-o bem lá dentro, no imo, no próprio coração de quem o sente por outrem. Diz a Palavra: "Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." (Lucas 6:36), e também diz que "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam - se a cada manhã...” (Lamentações 3.22). Eu aprendo assim, que preciso desse tesouro em minha vida, afim de me parecer mais e mais com meu Abba, meu Pai do Céu.
.
Sei que é difícil possuir esse sentimento nos dias de hoje, com tantas coisas acontecendo ao nosso redor, tanta violência, miséria, currupção, degradação do ser humano. Mas ao olhar para o Céu, não posso deixar de lembrar de Provérbios 4:18 que diz que “A vereda do justo é como a luz da aurora que brilha mais e mais até ser dia perfeito". E que Deus é fiel, e crendo nas Suas promessas e na Sua provisão, ainda há uma esperança...
.
Esperança (Diante do Trono)
Letra e Música: Ana Paula Valadão Bessa
.
Quando estou só e o choro parece querer chegar
E um sentimento de temor
Como será o amanhã que eu não vejo e quer me assustar
Oh meu Deus, ajuda-me a confiar
.
Quando os sonhos se frustram
Ou parecem não se realizar
Quando as forças se acabam
Tudo o que eu sei é Te adorar
.
Quando as feridas no meu coração não querem sarar
E me atrapalham a visão
Tuas promessas são tão grandes e as lutas querem me esmagar
Oh meu Deus, ajuda-me a avançar
.
Tua presença me aquieta a alma e me faz ninar
Como um bebê que não precisa se preocupar
A minha vida escondida em tuas mãos está
Oh meu Deus, em Ti eu posso descansar
.
A esperança renasce
E a certeza de que perto estás
Tua paz me invade
Pois tudo o que sei é Te adorar