segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

BENNY HINN E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE... II

Os debates em uma das Comunidades dedicadas ao controvertido evangelista Benny Hinn, no Orkut, continuaram de forma tímida nas últimas semanas, e decidi publicar aqui no Blog alguns dos comentários dos meus debatedores, que saíram em defesa do profeta da prosperidade. Por exemplo, um rapaz chamado moizes, replicou meus argumentos anteriores (vide parte I) nos seguintes termos:

Rsrsrsrsrsr Amado irmão vc já entregou sua vida para Jesus, vou ser mais obvio,vc já morreu para o mundo,é convertido?vc anda em santidade com Deus?Vc prega a Palavra de Deus?vc louva a Deus?.Vc fala de Jesus para os perdidos?Vc anda nos caminho do Senhor?.Vc tem idéia o que é o evangelho de Cristo?.Vc vive do envangelho de Cristo?.Ainda é tempo! pois Jesus esta de braços aberto,te esperando vc,tomar atitude.Parar de ser religioso,só Jesus salva! (sic)

Em nenhum momento eu afirmei que alguém que pensa diferente de mim não é convertido nem coloquei em dúvida a salvação de alguém aqui, só porque gosta de ler as obras de BH ou o admira como pregador ou seja lá o que ele for. Ninguém a não ser Deus tem o poder de sondar o meu coração e saber se estou em Cristo, mas este irmão, sem ao menos me conhecer (sem saber de absolutamente nada a meu respeito), me julgou um não-salvo e não-converso! Mas Deus sabe de todas as coisas…

Creio que a Salvação depende única e exclusivamente da Fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, e não na aceitação ou rejeição de algumas doutrinas de homens, costumes ou tradições. Vou te deixar um questionamento: por acaso voce acredita que os presbiterianos, batistas ou metodistas, aos quais as vezes referem-se a eles como crentes tradicionais (não-pentecostais), não são salvos? Eles estão condenados ao inferno por não crerem em seus dogmas pentecostais? Pois, se eles crerem em Cristo e o receberem como Salvador, e como fruto de sua fé viverem uma nova vida de santidade diante de Deus (e eu particularmente conheço muitos assim), isso não será suficiente para garantir-lhes a salvação? Então, para você, meu amado, Jesus não é suficiente?

Vamos, então, um pouco mais além: será que os irmãos, pentecostais como você, que chegaram à conclusão, depois de muito estudo e reflexão na Palavra e oração, de que BH não atende aos pré-requisitos bíblicos para ser considerado um Profeta verdadeiro do Deus da Bíblia, e de que ele prega heresias, ou seja, coisas que a Bíblia condena como tais, mas que crêem no Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador, são batizados com o Espírito Santo de Deus, falam em mistérios com Deus, buscam evidenciar em sua vida não apenas os dons, mas também os frutos do Espírito Santo (também conheço muitos e eu me incluo no meio deles), enfim, estes irmãos não estão salvos? Desde quando a salvaçao depende da opinião pessoal que cada um de nós tem a respeito de BH? Porque creio que se for realmente nisto que voce crê, então, meu amado, acho que já não estamos mais no mesmo barco. Creio que voce não está mais servindo ao Deus Verdadeiro, o Deus da Bíblia, mas à uma imagem d'Ele que voce mesmo criou... Vemos então, que quem está sendo "religioso" aqui é você!

Então, nossa irmã ♥vanusa Ferreira trouze novamente à tona o antigo e cansativo argumento do “não julgueis para não ser julgados”:

a palavra diz para reter-mos o q é bom... axo q quando um ministério ta indo pra frente sempre aparece afrontas... é pelos frutos q se conhece a árvore e no caso do Benny ta dando mt fruto axo q as pessoas deveriam se preocupar + com pregar o evangelho e parar de se meter na vidas dos outros....” (sic)

Este argumento de "Não julgues para não ser julgados" já foi por demais debatido neste tópico, e portanto eu nem vou me dar o trabalho de dizer tudo de novo; só peço a você que leia as postagens anteriores (se possível, é claro) e tente acompanhar em que ponto a disursão aqui se encontra.

Quanto ao segundo argumento, o de que "quando um ministério ta indo pra frente sempre aparece afrontas", quero te deixar alguns exemplos para a sua reflexão: o caso do aplaudido pastor e músico Michael Guglielmucci, do grupo de louvor australiano Hillsong, que mentia para o povo dizendo que sofria com um câncer terminal, levantando ofertas para despesas hospitalares e que disse que o Espírito Santo lhe inspirou a escrever um cântico que foi gravado pelo famoso grupo, quando na verdade sua enfermidade era espiritual, a pornografia. Leia mais AQUI. Pois bem. Se aparece alguém denunciano o pecado daquele homem, com certeza iriam aparecer os tietes de plantão dizendo que não podemos dizer estas coisas de um homem de Deus, e que seu profícuo ministério era a prova de que Deus era com ele? Quer outros exemplos? Que tal o Pastor Jimmy Swaggart? Ah, não sabe quem é? Nunca ouviu falar? Então, veja isto AQUI. Ou que tal Caio Fábio?

Ministérios que "davam muitos frutos", não? Mas pelo fato de não queremos que as pessoas pensem que estamos querendo nos meter na vida dos outros, ficaremos então calados quando vemos as pessoas pecarem, e destoarem do plano que Deus tem para sua vida? Este não é o nosso papel, como Igreja, amados irmãos! Pelo contrário, sejamos a "geração que denuncia o pecado, mas ama o pecador", como diz a letra de uma cançao da Eyshila... Assim seja!

Aí o pior veio depois: nosso irmão Roberto Pereira foi autor dessa proeza que transcrevo a seguir, que embora não tenha sido dirigida diretamente a mim, mas sim ao autor do tópico, acrei interessante também comentar:

“querido e amada dimitrius, ñ questiono, ñ julgo, vc sitou varios versivulos biblico, sei q uma pessoa muito entendida na biblia, mas tem uma coisa, a bilblia nos diz q: erreis por ñ ler as escrituras. hj estou entrando no meio d eventos evangelicos, e fico sabendo e vejo muita coisa, então deico o q fazem eles com Ds. Ex: tem um pregador q antes d pregar ele cherava,... isso mesmo ñ escrevi errado ñ ele cherava cocaina, e contou na msg uma mentira q no fiinal ele mesmo disse: "rapaz ñ q até eu tava acreditando" e esse culto foi uma glória. agora me diz? se jesus voltasse naquela hora aquelas pessoa ñ subirian? então a mesma coisa com hinn. abraço amado.” (sic)

Percebem como é confusa esta linha de argumentação dele? Jesus! Mas enfim, refutei-lhe nestes termos: Primeiro, não entendi muito bem o seu posicionamento. Afinal de contas, você acredita ou não que BH é um verdadeiro profeta de Deus? Segundo, acho que o exemplo (eu diria que é um mau exemplo!) que voce deixou foi uma deixa para o que a ♥vanusa disse antes, pois ela dizia que quando um ministério "dá muitos frutos", aparecem pessoas para afrontas os "ungidos de Deus"... Que argumento mais manjado este...

Pois bem, neste caso que você contou o "pregador" realmente não tinha vida com Deus coisa nenhuma, pregava coisas que ele não vivia, era escravo do pecado do vício, e ainda por cima desrespeitava, ou melhor, profanava o púlpito santo do Senhor proferindo mentiras, enquanto Pv 6:17 diz que Deus odeia a língua mentirosa! E, ao mesmo, tempo, voce afirma que "aquele culto foi uma glória"... Glória por quê? Não vejo Deus sendo glorificado nisto que voce falou, pelo contrário, vejo que o Nome santo do meu Deus foi envergonhado nesta ocasião! Com certeza, quem viu tudo isso se escandalizou, e a Palavra fala que ai daquele que escandalizar o Evangelho. Meu amado irmão, Deus é um Deus zeloso e SANTO, Ele não compactua com o pecado, e d'Ele não se zomba assim, não, e fica por isto mesmo! E com certeza, a potente Mão de Deus pesará sobre este falso profeta também, caso ele não se arrependa! E ai daqueles que permitem que estas coisas aconteçam, daqueles que cedem seus púlpitos para que estes palhaços que se dizem pregadores façam e falem estas asneiras!

Terceiro, em relação à salvação das pessoas presentes nestes cultos, volto a dizer o que eu falei para o moizes: a salvação não está condicionada à aceitação de certas doutrinas proferidas pelos pregadores modernos, mas sim à fé em Jesus e ao conseqüente novo nascimento! Mas não, não concordo que se dá o mesmo com BH. Hinn é um falso profeta que precisa se arrepender e clamar pelo perdão do Senhor por ter enganado a muitos, retratar-se dos insultos e maldições que proferiu contra homens de Deus que o desafiaram à retornar às Escrituras!!!

Chegamos então, ao depoimento do ViNiCius, que claramemente se revelou uma espécie de fã incondicional de Benny Hinn, elevando-o à uma qualidade superior em termos de comunhão com Deus a um dos escritores do Novo Testamento:

Homem de Deus. Chego a Pensar que Nem o Apostolo Paulo teve Tanto Intimidade com Deus como Benny Hinn... Aquilo ali que o Benny Hinn tem foi conseguido com milhares de horas de oração e com milhares de dias de Jejum... =)) Não só ele se Destaca, mas o Reinhahd Boonke também é muito Usado por Deus, já ganhou mais de 100 milhoes de almas pra Jesus(Imagina o Galardão dele), Curas, libertação e poder de Deus. Billy Grham também não fica pra traz. O apostolo Waldemiro Santiago que está surgindo agora no Brasil, Homem pelo qual Deus está fazendo milagres TREMENDOS. E mais tantos missionários que estão espalhados pela India e pelo mundo afora... Deus levanta Homens que se dispoe a RENUNCIAR E TER INTIMIDADE COM ELE.” (sic)

Suas palavras o denunciam quase que como um idólatra, ou no mínimo, um fã de BH, um verdadeiro tiete. Veja bem, como voce pode afirmar, categoricamente, que BH possui no seu currículo "milhares de horas de oração e milhares de dias de Jejum"? No que você se baseia para ter tanta certeza assim? Ah sim, no que o próprio BH afirma em seus livros, não é mesmo? Que rapaz mais modesto e humilde ele é, não? Primeiro, por afirmar uma coisa que ninguém pode atestar, se ele passa mesmo tantas horas assim em oração (isto é entre ele e Deus); não seria isto por si só um farisaísmo? Ele deveria ser mais humilde e reconhecer que precisa do Senhor para estar em Sua presença, pois nenhuma carne pode se gloriar na presença de Deus!

Segundo, por achar que isto o exime da responsabilidade de examinar as Escrituras de dia e de noite, e de nela meditar, a fim de pregar apenas e tão somente o que está escrito nela! E não estas revelações que ele diz ter, e que frequentemente tem batido de frente com a Revelação das revelações, que é a Bíblia Sagrada!!!

Se BH tem mais intimidade com Deus do que Paulo, meu irmão, então pode rasgar metade dos livros do Novo Testamento, e em seu lugar, colocar (isto mesmo, enxertar na Bíblia) os livros de BH, afinal, devem ser tão inspirados quanto as Epístolas de Paulo às igrejas de Tessalônica, Roma, Colossos, Galácia, Éfeso e Corinto... Quem sabe, mais inspirados que a própria Bíblia! Coloque-os acima dela então! É o que muitos têm feito já! Infelizmente! Cometerão os neopentecostais como você os mesmos erros que os mórmons e outras seitas? Só o tempo dirá! Mas ainda é tempo, tempo de retornar ao Deus que se revela através da Sua Palavra!!! De volta à suficiência das Escrituras!!!

Homem de Deus é? Um homem de Deus faz isso?

Estes argumentos dos que se apegam as doutrinas pregadas por Benny Hinn carecem de evidências bíblicas. Um exemplodisso é esta distorção que há no meio do ovo de Deus quando ao termo “profetizar”. Só porque esta moda de "profetizar" na vida do irmão, isto é, proferir palavras "positivas", isto é, prosperidade, cura, dinheiro, família salva, muita grana, paz, mais grana, etc. (desculpem a repetição, mas é que os pregadores da Teologia da Prosperidade só falam disto... Mamon pra cá, Mamon pra lá...) a respeito dele, pegou no meio evangélico, principalmente aqui no Brasil, não quer dizer que isto seja bíblico! Á luz da evidência bíblica, profetizar é profetizar! E profecia é quando uma pessoa fala em nome de Deus... Tanto faz se ele iniciou a frase com "Deus manda te dizer ou "Assim diz o Senhor" ou não diz nada disso...

Quanto à heresia de BH ter profetizado a volta ou a presença de Jesus naqueles dias, ele foi bem enfático ao dizer que esta presença seria física! Seus absurdos teológicos não são mais segredo para ninguém aqui, como exemplo poderíamos citar que ele anunciou, certa vez, num programa de TV, que a Santíssima Trindade era constituída por nove Pessoas divinas!

A responsabilidade é muito grande quando se está à frente do povo eleito do Senhor! Ele precisa vigiar nas suas palavras! (I Pedro 5:8-9) Nao tem esta desculpa esfarrapada que voce quer que exista não, amada! Mesmo porque, caso ele reconhecesse que existe esta possibilidade, estaria então mostrando ao povo que ele mesmo não tem fé suficiente para curar a pessoa, e isto seria muito ruim para ele, como pregador do Movimento da Fé que ele é! Ou seja, ele sempre diz em nome de Deus mesmo e, quando a pessoa não é curada, eles dizem que a pessoa não recebeu a cura porque ela não teve fé, e assim tiram o deles da reta! Uma saída fácil e bastante cômoda! (Volto a insistir: Leiam "Cristianismo em Crise", da CPAD!!!)

Paz e Graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário