sexta-feira, 22 de julho de 2011

Todo dia é dia de domingo


Stephanie Zuma Lacerda1
Há uma implicância minha com o dia de domingo. Aliás, há uma implicância minha em tudo que deveria ser espontâneo e se tornou uma mera formalidade ritual. A ceia, a conversão, o culto e… O domingo.
Fora das teorias conspiratórias sobre o porquê é o domingo o dia adotado por quase todos os cristãos para se realizar o culto, que é capaz de alguns até dizerem agora que isso também tem a ver com ‘os illuminatti’… Deve-se refletir sobre qualquer coisa presente na nossa religião, aliás, deve-se refletir sobre qualquer religião tendo como base seu fundador e primeiros seguidores, para assim manter, adaptando-a as características contemporâneas, a religião dentro de seu foco.
Cristianismo então, deve se voltar a Cristo para discutir qualquer assunto. Domingo do Cristo. Quando pensamos em domingo e em Jesus, pensamos na nossa tradição de que Jesus ressuscitou no domingo. Logo, de acordo com a tradição o domingo deveria ser o dia de celebração, pois se alguém conhece uma celebração maior do que a graça de Deus sendo manifestada através de sua encarnação e morte como expiação de pecados… Bem, não existe maior celebração que essa!
O problema se trata da perda dos significados primeiros da nossa religião. O culto, depois de Jesus passa a ser diário, todo o dia, em cada situação. O domingo perdeu o significado a partir do momento em que se limitou a comunhão com o outro e com Deus a este dia. Se você não fez isso, parabéns, no entanto assim caminha nossa espiritualidade. A espiritualidade do cristão não pode se resumir a um dia na semana. Jesus nos apresentou algo bem diferente.
A espiritualidade de Jesus envolvia relacionamento diário com as pessoas que precisam conversar, ouvir, ser ouvidas, tocar, serem tocadas por alguém. Temos tido pouco contato com o mundo do lado de fora e nos dias além do domingo.
Se você não puder fazer do seu domingo apenas mais um dia de comunhão com Deus e com o próximo, faça de todos os dias um domingo.

_____________________

1Bacharelanda em Teologia, membro da Primeira Igreja Batista de Córrego do Ouro, Macaé-RJ. Líder de adolescentes, professora da EBD, blogueira, escritora e poetiza nas horas ocupadas. Contato: tephizuma@gmail.com.

Fonte: http://lombel.com.br/bereiablog/?p=2372

Nenhum comentário:

Postar um comentário