quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O “Enem” bíblico: Já pensou? (Parte II)

Fernando Galli1

Aqui está a verdadeira prova do ENEM Gospel imaginário, cuja criação é minha. Lamento que sites evangélicos  tenham plagiado minha ideia e não dado os devidos créditos a minha pessoa. E outros fizeram isso pondo o meu nome em baixo com letras tão miúdas! E outros aproveitaram a ideia e fizeram o ENEM Gospel II, sendo que o ENEM Gospel I tinha sido a minha criação. Eita povinho sem ética cristã!

Mas quanto ao ENEM Gospel II, mais pérolas cristãs foram coletadas e abaixo elas nos dão uma ideia de como anda o conhecimento do povo que se diz Evangélico.

Conhecimentos Gerais

1. Onde fica a Palestina?

Resposta 1: "No mapa."

Resposta 2: "Fica Entre Israel e Templo de Jerusalém.

2. Quais eram os utensílios usados no templo de Salomão?

Resposta 1: "Garfo, faca e culher."

Resposta 2: "Eram vários, como os gasofiláceos, os querubins, os serafins e a mesa onde se punham os pães da preposição."

3. Onde foi que ocorreu a conversão de Paulo?

Resposta 1: "A conversão de Paulo ocorreu num local onde Jesus apareceu para ele e disse: Paulo, Paulo, por que me aborreces?"

Resposta 2: "Paulo converteu-se à caminho de uma cidade com nome de fruta chamada Churrasco."

Resposta 3: "Paulo, que antes se chamava Salmo de Tarço, após implorar para Deus lhe tirar um espinho na garganta, aceitou Jesus em Damasco, numa estrada que tinha nome de fruta."

4. O que é Cânon?

Resposta 1: "É o lugar por onde entram todos os que estão caminhando para o inferno. Exemplo: Satanás entrou pelo cânon."

Resposta 2: "Deve ser uma das paisagens mais belas da Bíblia, tão bela que há até uma máquina fotográfica da Soni que leva o nome desta localidade: Canon.

5. Cite versões bíblicas conhecidas.

Resposta 1: "Versão do Almeida, a Sétimuaginta e uma outra que eu não estou me lembrando o nome, AVE MARIA!, esqueci o nome da Bíblia que me trouxeram de JERUSALÉM. Que VIDA!

Resposta 2: "EM caso tenho várias, entre elas a Bíblia Trilingue, em quatro idiomas: Português e Grego.

6. Como se chama o batismo presbiteriano?

Resposta 1: "Peidobatismo."

Resposta 2: "Muito fácil essa. Chama-se batismo por espirração."

Resposta 3: "O batismo presbiteriano chama-se emersão, que é o contrário do batismo batista que se chama Imersão.

7. Mencione três das dez pragas lançadas contra o Egito nos dias de Moisés.

Resposta 1: "Só sei uma: "Não faraós para ti imagem de santo."

Resposta 2: "Moisés mandou piolho para atormentar aqueles malditos egípcios carecas, depois transformou o Rio Danilo em vinho, e por fim mandou que um anjo matasse todos os primos do faraó."

8. Quem foi Armínio?

Resposta 1: "António Armínio de Moraes foi o teólogo que fez o papelão de ensinar que é possível perder a salvação depois de salvo para sempre."

Resposta 2: "Armínio foi o criador da perda da salvação."

9. Quais os nomes das tribos de Israel? Mencione pelo menos três.

Resposta 1: "Nafitalina, Grade, Azar, Zémulão, etc."

Resposta 2: "Tribo do Norte e tribo do Sul."

10. Dê exemplos de milagres de Jesus.

Resposta 1: "Certa dia, Jesus multiplicou os pães e os dividiu entre a multidão, e o resultado foi a adição de novos seguidores, E SEM SUBTRAIR NADA DO BOLSO DELES, como se faz com os pobres telespentecostais."

Resposta 2: "O cego olhou bem para Jesus, cuspiu na cara dele, e foi curado."

Resposta 3: "Jesus disse que ressuscitaria a sogra de Pedro. Pedro disse: "Sê benigno para comigo e de modo algum sofrerei esse destino." Mas ela foi ressuscitada no terceiro dia, e perguntou a Pedro: "Tu me amas?" E Pedro respondeu a ela: "Para trás de mim, Satanás."

11. Descreva as regiões da Panfília e da Frígia.

Resposta 1: "A Panfília deve ficar perto da Pantorrília e quanto a Frígia, Jesus disse: "Não se afrígia os vossos corações."

12. Defina ofertas alçadas.

Resposta 1: "Creio que houve um engano de gramática no henunciado acima. Não seria ofertas laçadas? Atualmente, oferta laçada é toda oferta que o pregador laça em troca de prosperidade."

13. O que significa para você essas abraviaturas: 1Pe, 2 Pe, 1Jo, 2Jo, 1Ts, 2 Ts?

Resposta 1: "O glória. Essa foi para eu não tirar zero. 1Pe siginifica a primeira carta que Pedro escreveu. 2Pe significa a segunda carta que Pedro escreveu. 1Jo significa a primeira carta que João escreveu. 2Jo significa a segunda carta que João escreveu. E finalmente, 1Ts e 2Ts significam a primeira e a segunda carta que o nosso irmão zeloso, o Tessalonicenses, escreveu.

14. O que você entende sobre Transubstanciação?

Resposta 1: "Foi o que ocorreu com Jesus quando ele sumiu no monte da transubstanciação e seu corpo ficou brilhando."

Resposta 2: "Segundo a igreja católica romana, é o milagre que o padre faz quando ele levanta a óstia e pica ela em pedaços."

15. Por que Jesus ensinava em parábola?

Resposta 1: "Porque ele não gostava de futebol, e dizia párabóla!"

Resposta 2: "Para que os que não entendiam, não entendessem e os que não entendesses continuassem sem entender, e os que continuassem sem entender, não entendessem o que não tinham entendido. Entendeu?"

16. O que é um Mártir?

Resposta 1: "É todo o descendente de Mártir Luter Quingue."

Resposta 2: "É a pessoa que morre espancada por aceitar Jesus onde a obra jamais foi pregada."

17. Cite exemplos de aparentes contradições na Bíblia.

Resposta 1: "Por exemplo, a Bíblia diz para darmos meia volta que é para se arrependermos, mas a esposa de Ló deu meia volta e se ferrou!"

Resposta 2: "Uma grande contradição na Bíblia é a seguinte: Dizer que há mais felicidade em dar do que em receber, e o meu pastor ser um cara muito feliz. que tristeza!"

18. Defina apostasia.

Resposta 1 - "É quando um crente tem problema na próstata."

Resposta 2 - "Apostazia é a prática desenfrada de apostar na loteria. Jamais tive vontade de ganhar na loteria. Quer apostar quanto que não estou mentindo?"

19. Cite o nome ou assunto central de algumas parábolas de Jesus.

Resposta 1 - "A parábola do bom samariano, quando ele socorre o rico e o lázaro, o qual já estava fedendo no túmulo há quatro dias."

Resposta 2 - "Aquela parábola dos talentos, muito linda. O cara tinha 5 talentos, quem sabe para o louvor, para a pregação, para a música, para o evangelismo, e para entoar melodias. E ele desenvolveu mais 5 talentos, tornando-se um homem muito talentoso."

20. Por que Jerusalém foi destruída no ano 587 a. C.?

Resposta 1 - "Por duas razões muito terríveis: Problemas econômicos e a falta de dinheiro. Destes, o segundo foi bem pior que o último."

21. Quais os profetas menores da Bíblia.

Resposta 1: "Zaqueu, e um dos profetas maiores foi Golias, da família dos Nefileus. Ah, lembrei em tempo, meu querido examinador. Davi também, se não estou enganado, era um profeta menor."

22. Fale sobre se é correta a prática da extrema unção.

Resposta 1: "Quando mais extrema for a unção melhor."

Resposta 2: "Quando o morto está prestes a deixar esta vida, o padre vai até ele e pede para que se arrependa dos seus pecados. Daí, o padre joga um ólhinho no defunto e pergunta a ele se ele realmente se arrependeu. Nóis, evangélicos, não precisamos de jogar isso nos mortos para que se arrependam, pois Jesus fez na crus tudo por nós. Ele é o nosso ólheo de bauçamo."

O objetivo dessa matéria não foi brincar com a Palavra de Deus, mas criticar a falta de conhecimento daqueles que vivem rodopiando nas igrejas, acreditando nos embalos de sábado de manhã, que perdem o seu tempo com cultos a homens, em vez de usá-lo para crescer na fé.

1 Escritor, Conferencista sobre Seitas e Heresias e Técnicas de Evangelismo Pessoal. Cursou o Instituto Haggai no Havaí, EUA. Atuou como professor de Apologética e Evangelismo Criativo na Faculdade Batista Teológica, em Itaquera, São Paulo. É cristão Batista-histórico em São Paulo. Foi quase 17 anos membro da seita Testemunhas de Jeová. Hoje dedica-se ao evangelismo de adeptos de seitas. Ministra palestras a Jovens e Adolescentes. É graduando em Teologia na Faculdade Batista Regular em São Paulo. É o responsável peloInstituto Apologético Cristo Salva.

Fonte: http://www.ia-cs.com/2012/08/enem-gospel-ii-o-verdadeiro.html

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O “Enem” bíblico: Já pensou? (Parte I)

Fernando Galli1


Já imaginou se fosse realizada em nossas igrejas uma avaliação de como anda o conhecimento bíblico do povo cristão, através de uma prova tipo ENEM? Pois bem! Então, após as correções, obtivéssemos as seguintes respostas:
 
1. Definição de Trindade:
  • "Trindade é o ensino de que Deus é uma pessoa que sai três dentro dele".
  • "Ela ocorre quando Deus se manifesta como Pai, Filho e Espírito Santo".
2. O que ensina a doutrina das penas eternas?
  • "Penas eternas é quando os salvos de lá do céu sentirem penas eternas daqueles que perderam a salvação".
  • "Penas eternas só quem tem é a pomba que apareceu no batismo de Jesus".
3. Quem são os anjos e quais são as classes ou categorias de anjos?
  • "Os anjo são seres com asas, que moram no céu, e se devidem em: anjo quero-bem, anjo serafim, anjo-da-guarda e anjo de luz". 
  • "Os anjos são criaturas maravilhosas, rápidos no agir e devagar no fugir."
  • "Os anjo se dividem em duas categorias: Os bãos e os ruim. Os bãos são o Gabriel, o Miguel e o Peniel. Os mau são Satanaiz, os demônios, como o Trancarrua, Zé Pilantra, Exú Boiadeiro, e hetecétira.
4. Como o pecado entrou no mundo?
  • "O pecado entrou no mundo através duma serpente, que fingiu ser gente". 
  • "Discordo plenamente do meu colega ao lado, que acabou de escrever que foi através da maçã. Não foi maçã, mas foi outra fruta, chamada árvore do bão e do mau."
5. Quem escreveu o Livro de Apocalipse e para quem?
  • "O livro de Apocalipse foi escrito por João Batista, na ilha dos Plátanos, para todo aquele que tiver ouvido e ouva."
  • "Foi João, para as igreja da Házia menor."
  • "Não se recordo se foi Primeiro João, Segundo João ou Terceiro João. Foi um deles. E ele escreveu para umas igrejas que estavam dando poblema naquela época".
6. Defina Profecia.
  • "Profecia é a capacidade que os profeta tem de mesmo estando no passado falar do futuro."
  • "A profecia é uma declaração do profeta que deixa o povo esperando para ver se vai acontencer ou não."
7. O que você entende por calvinismo?
  • "Calvinismo é um problema que dá no coro cabeludo, deficiência esta que acaba resultando em careca".
  • "Calvinismo é quando Deus seleciona os que vão para o céu, e é o oposto do arminismo, que Deus seleciona os que vão para o inferno."
8. Por que Moisés não entrou na Terra Prometida?
  • "Porque ele bateu a vara dele com toda a força na rocha, saiu água demais e ele morreu afogado".
9. Qual o nome dos doze apóstolos?
  • "Se não me falha a memória, foram Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Pedro, Paulo, e Judas Iscarioca".
  • "Só me lembro de seis: Dois Tiagos, Bartolomeu, Pedro, Céfas e Simeão. Mas apóstolo e ganho que ninguém vai lembrar os doze".
10. Qual o nome que se dá aos evangelhos não reconhecidos pela Igreja como Inspirados?
  • "Evangelhos hipócritas".
  • "São chamados de Livro de Mórmon" e "evangelho segundo o Ispiritismo".
11. Quais são os ofícios de Cristo?
  • "Carpinteiro, e diga-se de passagem, um ótimo carpinteiro, melhor que o pai dele. E talvez soubesse fabricar vinho."
12. Quais as formas de governo utilizadas pelas igrejas cristãs?
  • "Ditadura nas A D, Patriarcal no G-12, papai e mamãe na Renascer, franquia na presbiteriana,  imperial na episcopal, papal no catolicismo e anárquico nas batistas."
13. Quais são os atributos de Deus?
  • "Os que não pertencem a César."
  • "Os comunicavéis, como a fala, por exemplo, e os incomunicáveis, ou seja, que não podem ser comunicados".
14. O que você entende por Escatologia?
  • "Puxa vida! Eu tinha posto esta matéria como uma das últimas coisas a ser estudada, mas não tive tempo."
15. Defina expiação.
  • "Uma coisa muito feia que os curiosos fazem".
  • "Expiação é o que os expiões, como Josué e Calebre, fizeram, ao expionarem a terra de Caanã."
  • "Expiação foi o que Jesus fez na cruz: Expiou e entregou o espírito".
16. Qual o significado da palavra Gênesis?
  • "Para começo de conversa, Gênesis foi o escritor do Livro que leva o seu próprio nome. Mas o significado, em si, significa origem."
17. Onde Jesus foi batizado?
  • "Na água".
18. Que ato divino libertou os Israelitas dos 430 anos de escravidão no Egito?
  • "O Rei Faraó do Egito que governava a nação egípcia, saiu correndo atrás de Moisés. Moisés atravessou o Mar Vermelho em terra seca, mas quando Faraó pisou na areia, veio água prá tudo lado que nem o cavalo dele conseguiu sobreviver."
19. Como se deu a conversão de Saulo?
  • "O apóstolo Saulo estava indo para uma cidade, cujo nome não me lembro sei que é nome de fruta, quando derrepente uma lus brilhou no rosto dele. A voz disse: Saulo Saulo Saulo, de onde vens? E Saulo, já convertido respondeu: De percorrer a terra e de andar nela."
20. Escreva o que você sabe sobre Timóteo?
  • "Era filho de Volóide, cujo filho era Timóteo."
  • "Discípulo de Jesus que morou lá pelos lados da Grécia naqueles dias".
21. Que seitas judaicas havia nos dias de Jesus?
  • "Farizeus, sadomasoqueus, filesteus e os jamorreus".
22. Narre, em poucas palavras, o primeiro milagre de Jesus.
  • "Depois que acabou todo o vinho, que não tinha uma gota, ele multiplicou o vinho."
23. Quais foram as atitutes de Pedro que o qualificavam como homem de personalidade impetuosa?
  • "Quando ele viu Jesus chorando, gritou: "Lázaro, anda e levanta!"
  • "Ele cortou as duas orelhas que o soldado romano tinha".
  • "Pedro, na desfiguração de Jesus, quis subir no monte das oliveira para armar uma tenda para Jesus, Elias e Moisés".
  • "Ele disse a Jesus: Antes que o galo cante, eu não te negarei três vezes".
24. Como o Espírito Santo de Deus foi derramado no Pentecostes?
  • "De cima para baixo".
  • "Uns fogo apareceu nas cabeça dos dicipro, que começarum a falar em linguas, assim: “Odecantalabaxurianévia-malafalhaasúbia."
O objetivo dessa matéria não foi brincar com a Palavra de Deus, mas criticar a falta de conhecimento daqueles que vivem rodopiando nas igrejas, acreditando nos embalos de sábado de manhã, que perdem o seu tempo com cultos a homens, em vez de usá-lo para crescer na fé.

1 Escritor, Conferencista sobre Seitas e Heresias e Técnicas de Evangelismo Pessoal. Cursou o Instituto Haggai no Havaí, EUA. Atuou como professor de Apologética e Evangelismo Criativo na Faculdade Batista Teológica, em Itaquera, São Paulo. É cristão Batista-histórico em São Paulo. Foi quase 17 anos membro da seita Testemunhas de Jeová. Hoje dedica-se ao evangelismo de adeptos de seitas. Ministra palestras a Jovens e Adolescentes. É graduando em Teologia na Faculdade Batista Regular em São Paulo. É o responsável pelo Instituto Apologético Cristo Salva.